Espaço pedagógico de Ensino Religioso na Educação Infantil. Para pais, alunos, amigos e colegas de profissão da professora Luciana.

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Aula 02 - Infantil II e III - O herói Moisés

A história de Moisés tem tantos aspectos interessantes a serem explorados que dividi o tema em duas aulas. Nesta primeira, contei sobre a infância de Moisés, a maneira como Deus o salvou das águas, e depois sua vida no Egito, sua inconformidade com aquele mundo, a fuga para o Egito e o chamado de Deus para voltar e libertar Seu povo. Ao mesmo tempo que essas aventuras fascinam as crianças, trata de temas delicados que precisam ser passados de forma simples e objetiva para não assustar os pequenos. Há um mito de que todas as histórias para crianças deveriam tratar apenas de coisas bonitas, mas a psicologia aponta para a necessidade da criança também ter contato com temas como os perigos, a maldade humana e até mesmo a morte, para que ela possa, através das histórias, trabalhar seus próprios medos. Não é a toa que mutias de nossas canções falam de Boi da cara preta, Cuca, Tutu Marabá (uma cobra peçonhenta), entre outros. Eles existem para que a criança elabore, em seu subconsciente, uma forma de lidar com o mal que eles representam, e assim, se sentir segura para enfrentar a vida real, onde infelizmente nem tudo são flores e coisas bonitas (mas um dia há de ser, amém?).


De qualquer forma, aconselha-se a não se deter em detalhes como a perversidade do Faraó em mandar matar bebês inocentes, ou o fato do próprio Moisés ter matado um egípcio. Isso pode ser falado mas sem dramatizar muito. A ênfase deve ser no cuidado de Deus que livrou Moisés da fúria do Faraó, e no chamado de Deus para Moisés viver ums vida de obediência e santidade.

Aproveite para falar mais sobre o Egito, mostre figuras das pirâmides, explique como é o clima lá, fale sobre o rio Nilo. Um atividade bem legal é montar uma pirâmide com as crianças. Se você não tem o brinquedo abaixo (EZ Fort), experimente fazer canudos grandes de jornal e grampear uns nos outros seguindo esse PASSO A PASSO AQUI. Se quiser que a pirâmide fique permanente, é só passar verniz depois de montada e deixar secar. Pode-se fantasias um aluno para ser o Faraó e colocá-lo na pirâmide, e fantasias outro de Moisés. O restante pode representar o povo de Israel, trabalhando duramente no Egito.


 



É importante que as crianças entendam que Deus cuida daqueles que O amam, e os protege sempre. Também devem entender a importância de obeder a Deus (e aos pais, às professoras), pois aqueles que obedecem são chamados por Deus para fazer realizar coisas grandes e boas.


Mensagem aos pais

"Pais e mães podem estudar o próprio caráter nos filhos. Podem muitas vezes ler humilhantes lições ao verem suas próprias imperfeições reproduzidas nos filhos e filhas. Enquanto procuram reprimir e corrigir nos filhos tendências hereditárias para o mal, devem os pais chamar em seu auxílio dupla paciência, perseverança e amor."
(Ellen G. White, O Lar Adventista, pág. 173)

Nenhum comentário:

Postar um comentário