Espaço pedagógico de Ensino Religioso na Educação Infantil. Para pais, alunos, amigos e colegas de profissão da professora Luciana.

quinta-feira, 8 de março de 2012

Aula 04 - Infantil II e III - Josué e o grande muro

Para falar sobre a batalha de Jericó, primerio expliquei o que é uma muralha, como elas eram construídas em volta das cidades para protegê-las e porquê o povo de Deus queria entrar em Jericó. Lá morava um povo muito, muito mau, que não fazia a vontade de Deus e cometia coisas feias todos os dias, sem se arrepender. Deus queria dar aquela terra ao seu povo, e tirar dela aquele povo mau. Acontece que havia uma grande muralha cercando a cidade, e as pessoas achavam que era impossível derrotá-la.

Uma boa idéia para explorar o tema é convidar as crianças a fazer uma muralha também. Isso pode ser feito co bloquinhos de madeira, tipo "Pequeno construtor", ou, mais divertido ainda, com blocos de caixa de leite e/ou sapato, cheias de jornal amassado e cobertas com papel pedra ou papel estampado com tijolinhos. Incentive as crianças a erguerem um muro bem alto e forte (fazê-lo próximo à parede dá mais estabilidade).


Josué, o capitão do exército de Isarel, o povo de Deus, foi chamado para a difícil missão de destruir Jericó. Então ele mandou dois soldados para entrarem na cidade à noite, como espiões, e contarem tudo que viram lá depois. Mas os soldados maus viram eles entrando e foram atrás deles, que se esconderam na casa de uam mulher chamada Raabe. Raabe ajudou os soldados de Deus a se esconderem daqueles homens maus, e os despistou para que não os achassem mais. Por causa disso, os soldados de Deus prometeram que quando Jericó fosse destruída, apenas a casa de Raabe, com sua família e seus pertences ficariam inteirinhos, sem nem um arranhão. Para isso ela teria apenas de pendurar um cordão vermelho na sua janela. E assim ela fez. (pendure um barbante vermelho numa das caixas do muro que as crianças construíram e a pregue com fita adesiva à parede).

 (Viseiras by tia Gabi)

Há várias músicas como tema "Soldadinho de Cristo". Selecionei duas abaixo: a de Cristina Mel é especificamente para a história de Josué, a segunda é um corinho evangélico antigo mas sempre bem recebido pelas crianças. Seja qual for sua escolha, convide as crianças a marcharem pela sala enquanto ouvem a música! Elas podem usar chapéus de soldado feitos com jornal, com uma cruz de cartolina colada para identificar o exército de Jesus



Explique a estratégia que Deus solicitou ao seu povo, para marchar em volta da muralha de Jericó (marche com as crianças dando sete voltas) e esperar o sinal das trombetas dos sacerdotes para dar um grande grito (combine com as crianças de quando ouvirem o seu sinal, que pode ser um apito ou corneta de plástico, elas devem gritar bem alto e derrubar a grande muralha que construíram).Apenas a casa de Raabe ficou de pé (certifique-se de ter pregado bem a caixa com o fio vermelho na parede), pois Deus preservou aquela mulher que desejou pertencer ao povo de Deus.


Mensagem aos pais

"Deus fará grandes coisas por aqueles que nEle confiam. A razão pela qual Seu povo professo não tem maior força, é que confiam tanto em sua própria sabedoria, e não dão ao Senhor oportunidade para revelar Seu poder em favor deles. Ele auxiliará os Seus filhos crentes em toda a emergência, se nEle puserem toda a confiança, e fielmente Lhe obedecerem."
(Ellen G. White, Patriarcas e Profetas, pág. 493)

Nenhum comentário:

Postar um comentário