Espaço pedagógico de Ensino Religioso na Educação Infantil. Para pais, alunos, amigos e colegas de profissão da professora Luciana.

quinta-feira, 22 de março de 2012

Aula 06 - Maternal e Infantil I - Noé e a Grande Chuva

A história de Noé é tao fascinante que é contada até mesmo em meios não religiosos. Muiras crianças conhecem essa história, até mesmo as que não frequentam uma igreja. Então, durante a aula, procure fazer com que participem dizendo o que elas sabem sobre essa história. Aproveite para enfatizar que a Bíblia é um livro especial porque todas as suas histórias são verdadeiras (muitas vezes a história da arca de Noé é contada como um mito). É muito fácil achar recursos para esta aula: livros, fantoches, cartazes, vídeos e músicas, desenhos para colorir e trabalhos manuais... na verdade uma aula é pouco. Acabei dividindo o tema em duas aulas, mas o ideal é que a história fosse explorada por pelo menos um mês, e se assim fosse, a cada aula eu teria novos aspectos para abordar e nvos materiais para apresentar. Faça dessa aula algo realmente inesquecível, pois o exemplo de obediência e fé de Noé é algo para ser plantado no coração delas para a vida inteira.

Um DVD excelente para trabalhar essa história com as crianças é o Arca de Noé das Crianças Diante do Trono. A história é bem contada, as músicas são bem feitas, inteligentes, as animações interessantes, sempre com aplicações para a vida das crianças. Acho importante, antes de mais nada, explicar o porquê de Deus ter mandado o Dilúvio. As crianças precisam entender isso no contexto de um Deus amoroso: renovar a face da Terra, retirando dela a maldade e salvando Aqueles que quisessem fazer sua vontade amável. Não é só mais uma história bonitinha, é uma verdade que prepara para a salvação. Na verdade essa história remete para uma outra verdade bíblica: a segunda volta de Jesus a este mundo. Se entenderem bem a história de Noé, as crianças facilmente entenderão porquê Jesus em breve virá nos buscar e renovar esta Terra mais uma vez.


Conversamos sobre como Noé, no meio desse mundo mau, era amigo de Deus, gostava de fazer o bem e cuidava com amor de sua família. Por isso Deus os escolheu para uma grande missão: construir um grande barco, a arca, e chamar todas as pessoas para entrarem lá. As pessoas não ouviam Noé porque nunca tinham visto chuva em suas vidas, e achavam que Noé estava louco. Elas riam dele, e continuaram fazendo maldades, sem ouvir a voz de Deus. Noé teve um trabalhão, mesmo assim não desistiu. Cada dia ele fazia sua parte e pregava: "Arrependam-se de suas maldades! Sejam bons como Deus quer e entrem na arca para se salvar da grande chuva". Pegamos ferramentas e fomos todos ajudar Noé a construir a arca. As ferramentas podem ser encontradas em lojas de brinquedos importados, martelinhos e serrotes de plástico. Há também uns conjuntos vendidos em lojas de artigos para festas infantis, para ser colocado em sacolinhas como lembraça, mais baratos ainda.


A arca pode ser uma caixa de papelão transformada no grande barco (para ficar mais firme passe verniz transparente e deixe secar), pode também ser feita num cartaz até mesmo de feltro. O importante é que as crianças possa interagir com ela. A música a seguir é para ser cantada nesse momento:


Muito tempo se passou e as pessoas continuavam sem querer obedecer a Deus. Noé já estava velhinho, mas com a ajuda de sua família conseguiu terminar a arca. Então animais começaram a chegar de todas as partes. Dois a dois, macho e fêmea de cada espécie, eles foram chegando e entrando na arca. Enquanto isso Noé providenciou a comida para alimentar todos aqueles bichos.Neste momento as crianças participaram ativamente colando os bichinhos e sua comida no avental de histórias.




 Se você estiver usando uma caixa como arca, pode pedir que as crianças levem bonecos (Noé e sua família) e bichinhos de pelúcia até dentro dela (os bichinhos podem ser trazidos pelas próprias crianças, se for pedido antecipadamente aos pais). Também pode-se colocar frutas e verduras de plástico, de brinquedo, para ser o alimento que Noé pegou para os bichos. Se a caixa for grande o suficiente, dá até para que cada criança brinque um pouquinho de ser Noé, entrando e saindo da arca enquanto canta a música abaixo:


Também pode-se dar máscaras de animais para as crianças e fazer um grande desfile. Mas lembre-se que crianças bem pequenas, até 3 anos, não gostam muito de máscaras. Algumas se assustam e outras não suportam colocá-las. Esta atividade dá mais certo com crianças a partir de 4 anos.

Se você tiver brinquedos do tipo que emite sons de bichinhos também pode ser uma atividade muito bem vinda. Esta pequena arca é da marca Kiddieland, e é cheia de sons: dos animais, de água, e outras músicas.



 (Ruim vai ser eles quererem parar de brincar, hehehe)

Tem até um pianinho, onde eu consegui tocar outra música bem conhecida e amada pelas crianças. Você só precisa de um teclado com uma oitava (afinado!) para tocar, e as crianças maiores (a partir de 5 anos) podem aprender a tocá-la facilmente com você. Segue a partitura:

(Turminha Querubim - meu primeiro louvor - clique para aumentar)


Há uma infinidade de atividades manuais que podem ser feitas nesta aula: bichinhos de sucata ou papel, colagens, pintura... achei a atividade abaixo bem fofa.

Mensagem aos pais

"Não penseis que a Bíblia se tornará para as crianças um livro enfadonho. Sob a direção de um instrutor prudente, a Palavra se tornará cada vez mais desejável. Ser-lhes-á como pão da vida, nunca envelhecerá. Nela há um frescor e beleza que atraem e encantam as crianças e os jovens. É como o Sol a resplandecer na Terra, dando seu brilho e calor, e nunca se esgotando, entretanto. Por meio de lições tiradas da história e doutrinas da Bíblia, as crianças e os jovens podem aprender que todos os outros livros são inferiores a esse. Podem ali encontrar uma fonte de misericórdia e amor. "

(Ellen G. White - Conselhos aos Pais, Professores e Estudantes, pág. 171.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário