Espaço pedagógico de Ensino Religioso na Educação Infantil. Para pais, alunos, amigos e colegas de profissão da professora Luciana.

quinta-feira, 12 de abril de 2012

Aula 08 - Maternal e Infantil I - A bondosa sunamita

Ensinar as crianças a serem boas, se importarem com os outros, ajudarem os semelhantes, nunca é demais. Esses princípios, colocados na mente delas enquanto seu caráter aidna está em formação, influenciarão sua atitude pelo resto de suas vidas. A criança pequena tem que aprender o prazer que há em fazer o bem, em dividir, em ajudar. Porque boa parte da sociedade em que vivemos só ensina o prazer que há em satisfazer os próprios desejos, em passar por cima dos outros para conseguir chegar ao topo, em se preocupar só com a própria vida e juntar dinheiro e bens, esquecendo de olhar para os que necessitam de amparo. A melhor maneira de firmar o bem no coração das crianças é ensinando com o exemplo e com a Palavra de Deus enquanto seu coração ainda não está marcado pelo egoísmo do nosso tempo.

A história de hoje é sobre uma mulher que morava em Suném. A Bíblia não diz seu nome, mas diz que ela e seu marido ajudavam o profeta Eliseu, lhe dando abrigo toda vez que ele passava por aquele lugar. Eles tinham um casa pequena e eram pessoas simples, mas cediam tudo que tinha para ajudar o homem de Deus.  Davam-lhe um lugar para dormir, comer e se sentir acolhido. Isso é ser bondoso. Como as crianças podem ser bondosas com as pessoas também? A música abaixo mostra isso. Explore o tema sugerindo outras maneiras de ser bom.


A mulher Sunamita teve então a ideia de construir um quarto para Eliseu. Assim ele poderia ficar mais confortável. Veja que ela não apenas fez o bem, mas procurou fazer o seu melhor. Marido e mulher trabalharam juntos para fazer um quarto bonito para Eliseu! Usei figuras de flanelógrafo que você pode encontrar AQUI. E depois distribuí entre as crianças ferramentas e pedacinhos de madeiras para que elas também "ajudassem a construir o quarto de Eliseu" enquanto cantávamos esta outra música:


 (Acima, as madeiras e ferramentas para as crianças ajudarem a construir o quarto de Eliseu. Abaixo, o flanelógrafo: as figuras vão sendo colocadas - pode ser pelas próprias crianças - enquanto a história é contada)
 
Os cristãos fazem o bem sem esperar nada em troca. Mas Deus gosta de abençoar aqueles que fazem o bem. É como um pai que gosta de dar presentes a um filho bom, como foma de carinho, ainda que o filho nem espere aquele presente do pai: isso se chama Graça. O cristianismo mostra, como nenhuma outra religião, o valor da Graça. Ter perdão, misericórida, alegria, sem dar nada em troca, sem nem mesmo merecer, apenas porque Deus é bom e fica feliz em surpreender Seus filhos com a bondade dEle. Na verdade Deus presenteia bons e maus todos os dias com o sol, a chuva, o alimento, as belezas naturais. Mas os bondosos, por estarem mais perto de Deus, acabam sempre encontrando presentes de amor por seu caminho.

Eliseu ficou tão feliz com o quarto novo que recebeu de presente que sentiu vontade de retribuir, e orou a Deus para que a mulher sunamita, que ainda não tinha filhos, conseguisse engravidar e ter um bebê. E que surpresa ela teve quando descobriu que Deus atendeu a oração do profeta! Aproveitamos esse momento para falar em como um bebê traz alegria para a família, e que todas as crianças são recebidas com amor por seus pais porque elas são muito especiais. Momento das crianças viverem um pouco desta alegria, cuidando, elas mesmas, do seu bebezinho, dando banho, enxugando com a toalha, passando talco, ninando, dando suquinho depois que a mamãe amamentou... meninos e meninas precisam sentir a alegria que é ter um nenê por perto, e se colocando no lugar do papai e da mamãe, internalizam essa experiência de amor para sua vida futura.





 Mensagem aos pais:

"Na escola do lar, as crianças devem ser ensinadas a cumprir os deveres práticos da vida diária. Enquanto ainda são pequenas, deve a mãe dar-lhes alguma tarefa simples a fazer, cada dia. Levará mais tempo para os ensinar do que fazê-la ela própria; mas lembre-se de que deve, para a formação do caráter delas lançar o fundamento da prestatividade. Lembre-se de que o lar é a escola em que ela é a mestra principal. Toca-lhe ensinar aos filhos a cumprir os deveres da casa, pronta e habilmente. Tão cedo quanto possível, na vida deles, devem ser ensinados a participar dos encargos do lar. Desde a infância, ensinem-se os meninos e meninas a enfrentar cada vez mais pesados encargos, auxiliando inteligentemente na obra da sociedade familiar"(grifo nosso)

( Ellen G. White - Conselhos aos Pais, Professores e Estudantes, pág. 122)

Nenhum comentário:

Postar um comentário