Espaço pedagógico de Ensino Religioso na Educação Infantil. Para pais, alunos, amigos e colegas de profissão da professora Luciana.

quinta-feira, 12 de abril de 2012

Aula 08 - Infantil II e III - A bondosa Rute

A escola é onde a maioria das crianças conhece e vive o sentido da verdadeira amizade. Algumas amizades feitas nessa época perduram a vida inteira e redem momentos inesquecíves. A história de hoje fala sobre a fidelidade de uma amizade verdadeira: a amizade entre Rute e Noemi.

Usei dedoches para contar essa história, mas já a vi apresentada de uma forma muito criativa: com cabides, onde penduravam-se lenços para representar as mulheres e gravatas para representar os homens.

(Ao centro, Noemi e Elimeleque, acompanhados de seus filhos Malom e Quiliom, e suas noras Rute e Orfa. Acima, Boaz e Obede, o filho que ele teve com Rute quando esta ficou viúva e foi resgatada por ele. Obede veio a ser avô do rei Davi, tema de nossa próxima aula. A ideia de família interracial não foi planejada, eram os dedoches que eu tinha, mas acabou sendo uma ótima apresentação. Se você quiser pode adquirir esses dedoches AQUI)

Rute e Noemi perderam seus maridos, e agora estavam prestes a se separar, mas Rute decidiu seguir sua amiga Noemi onde quer que ela fosse: "- Não peça para eu deixá-la. Onde a senhora for, eu irei. Seu povo será o meu povo e seu Deus, o meu Deus", disse ela numa das mais lindas declarações de amizade da Bíblia.


E foi seguindo Noemi até seu povo, em Israel, que Rute conheceu Boaz, um parente de seu falecido sogro, que gostou dela e lhe deu apoio, amparo, e depois a assumiu como esposa, resgatando-a da situação difícil em que se encontrava. Por ser amável, Rute encontrou o amor. Porque amor não é como comida, bebida ou dinheiro, que a gente vai gastando até acabar. O amor, quanto mais a gente dá, mais a gente tem!

Este é o momento de incentivar as crianças a cultivarem bons hábitos, o que também é uma forma de demosntrar afeto pelas pessoas. Converse com eles sobre o que podemos fazer para tornar melhor a nossa vida e a vida das pessoas que nos cercam. Enfatize que demonstrando amor elas serão muito amadas também.


É bacana levar um feixe de trigo para as crianças conhecerem (é fácil encontrar em lojas que vendem arranjos de flores), pois a maioria delas só conhece a farinha do trigo... aproveite para explicar para que serve o trigo, como é colhido, etc. Amei a atividade que fizemos. Como eu não tinha grãos de trigo, colori grãos de arroz com anilina amarela (basta colocar o arroz num recipiente, umas gotinhas de anilina, agitar e esperar secar) e as crianças colaram no feixe de Rute.




E não esqueça de mencionar que o maior amigo de todos é Jesus!


Mensagem aos pais:

"Pais, ensinai aos vossos filhos como se dirigirem no lar, com verdadeira delicadeza. Ensinai-lhes a mostrar bondade e ternura uns para com os outros. Não permitais que o egoísmo viva no coração ou encontre abrigo no lar. Toda criança deve ser ensinada a ser delicada, compassiva, amável, piedosa, cortês e de coração terno. Quando todos são membros da família real, haverá delicadeza na vida do lar. Todo o membro da família procurará torná-lo agradável para cada um dos outros membros."

(Ellen G. White - Orientação da Criança - pág. 143)

Um comentário:

  1. Boa noite lu,
    Outro dia no grupo do HS cheguei num topico onde você disse que estava fazendo videos sobre como desviar atenção na crise do choro. Pode me mandar o link??
    jaiba22@yahoo.com.br;
    Tenho 2 filhas, uma de 4a4m e outra de 1a5m. Outro dia a bebe chorou tanto na rua e eu não me incomodei, mas as pessoas ao lado ja viu ne. Uma me falou pra dar uma balinha rs eu não queria muito mas talvez eu não teria passado tanta vergonha kkk. Nao lembro da mais velha ter feito em tanta proporção.
    Obrigada.

    ResponderExcluir